Atendimento: Segunda - Sexta - 9:00 - 18:00

Área de atuação

Muito mais confiança em seus projetos.

O laudo é um relatório técnico escrito e fundamentado em normas técnicas e literaturas da área, emitido por um especialista, relatando resultados de exames e/ou vistorias, assim como eventuais avaliações com ele relacionadas.

Relacionamos a seguir alguns dos laudos que produzimos, assim como o objetivo do documento

 

Laudos de Desempenho das Edificações de acordo com NBR 15.575

São laudos de engenharia elaborados com intenção a atender o estabelecido pela norma NBR 15575 – Edificações Habitacionais – Desempenho. Publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Esta norma estabeleceu parâmetros para desempenho acústico, desempenho térmico, durabilidade, garantia e vida útil, e determina um nível mínimo obrigatório para cada um deles.

     
rachaduras na laje e pilar do edificio
 

Laudo de Manifestações Patológicas

Neste laudo é realizado um vistoria técnica afim de avaliar as manifestações patológica da edificação como danos e problemas existentes da edificação. Busca-se as causas dos problemas exposto e também pode ser indicada as ações a serem tomadas para eliminar o amenizar os problemas gerados. Permite-se avaliar as condições de segurança do local e desempenho da edificação. Destacamos a importância de alguns itens a se dar maior atenção.

  • Fissuras ou rachaduras em pilares ou colunas

    Tipo de patologia que pode ser fatal para a edificação e seus ocupantes. Geralmente ocasionado por deficiência no projeto, na execução ou no uso.

  • Fissuras em vigas e lajes

    Embora, as vezes não seja tão grave, vale ter atenção, pois pode, também levar a edificação à ruína. Geralmente ocasionado por deficiência no projeto, na execução ou no uso podendo levar a edificação a ruir.

  • Recalques de fundação

    Normalmente manifestada através de rachaduras nas paredes, janelas com problemas de fechar, água correndo no sentido contrário. Com riscos à estabilidade da edificação, se não corrigida a patologia pode levar a sinistros ou inutilidade da edificação. Geralmente ocasionado por deficiência no projeto, na execução ou no uso.

 

Laudo de Estabilidade Estrutural

Este laudo tem o objetivo de verificar as condições de estabilidade de marquises, muros e outras estruturas. Traz segurança para o usuário e pode evitar desastres como desabamento de partes ou de toda a estrutura.

Em se tratando de marquises, Porto Alegre, local onde situa-se a Pilaris Engenharia, através do Decreto 9.425/89, estabelece que o laudo de estabilidade estrutural de marquise deve ser apresentado na SMURB no prazo máximo de 60 dias, contados a partir do terceiro ano de construção da marquise e renovado a cada período de três anos.

 

Laudo de Desempenho Térmico

Elaborado principalmente com intenção de atender os requisitos da NBR 15.575. Esse laudo pode ser elaborado em 3 formas:

  • Laudo de Desempenho Térmico através do procedimento simplificado.
    Laudo de Desempenho Térmico com simulação computacional e medição in loco
    Laudo de Desempenho Térmico através de medição in loco

As principais variáveis consideradas neste laudo de desempenho são a transmitância térmica dos elementos construtivos, atraso térmico, refletância à radiação solar, emissividade das superfícies entre outros itens.

 

Laudo de Desempenho Acústico

Com vistas ao atendimento à norma de desempenho nas edificações, visa verificar o atendimento ao conforto acústico dos usuários.

A análise do desempenho acústico de uma edificação pode ser realizada em duas fases da edificação: antes da construção ou após. Antes da construção, geralmente, esta análise se dá, de posse das informações dos materiais, através de simulação computadorizadas sendo, pela sua eficiencia, bastante usado nos dias atuais. Sendo identificada a necessidade de adequação, se corrige ainda nesta fase de projeto e antes do inicio ou durante a construção. Há também a análise com equipamentos no local após a construção, no entanto, esta ultima forma torna as correções mais difíceis e até mais cara uma vez que a construção já está edificada.

 

Laudo de Desempenho Lumínico

A norma de desempenho define que durante o dia, as dependências da edificação devem receber iluminação natural conveniente, oriunda diretamente do exterior ou indiretamente. Para o período noturno, o sistema de iluminação artificial deve proporcionar condições internas satisfatórias para ocupação dos recintos e circulação nos ambientes com conforto e segurança.

A elaboração deste laudo visa atender aos requisitos definidos pela norma, NBR 15.575 (Edificações habitacionais — Desempenho). É realizado estudo luminotécnico com auxilio se softwares específicos atendendo também as solicitações da Caixa. Quando necessário, o projeto luminotécnico é elaborado em conformidade com o “Regulamento Técnico da Qualidade para Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos” (RTQ-C) do INMETRO.

A Pilaris também oferece projeto luminótecnico para ambientes residenciais, comerciais ou industriais, melhorando assim a eficiência energética, valorizando a saúde e, também oferecendo a cada ambiente a iluminação correta. A iluminação que foi previamente projetada com estudo luminotécnico influencia no aumento da produtividade dos trabalhadores da indústria, escritórios e comércio. Melhora a qualidade de produção, a visualização da vitrine de loja e até mesmo a saúde visual das pessoas presentes no ambiente.

 

Laudo Técnico de Inspeção Predial - LTIP

Este documento, elaborado por engenheiro, visa atestar as condições de segurança e estabilidade dos edifícios. De modo geral, verifica as condições de manutenção e conservação, identificando problemas e orientando futuras manutenções

Com a elaboração do Laudo Técnico de Inspeção Predial - LTIP, o síndico consegue ter uma visão geral do estado de seu edifício, se há problemas graves e é orientado em como corrigi-los.

Em Porto Alegre, cidade sede da Pilaris Engenharia, o LTIP foi instituído pelo Decreto n° 18574 de fevereiro de 2014 e obriga as edificações a apresentarem o documento, tendo que ser renovado a cada 5 anos.

Mesmo que em sua cidade não tenha lei similar a esta, é importante esta verificação. A não observância desta periodicidade de vistoria tem levado várias edificações ao fim da vida útil de forma antecipada e muitas vezes custando dezenas de vidas humanas

 

Laudo de Vistoria Cautelar de Vizinhança

Esse Laudo tem por objetivo constatar e perpetuar a memória de anomalias, estado de conservação e demais características dos imóveis vistoriados. É produzido antes das etapas de movimentação de terra e de fundações nas mediações. A Vistoria Cautelar de Vizinhança recai sobre as construções e benfeitorias situadas nas áreas sob influência de obra civil.

Saiba mais em informações sobre Laudo Cautelar de Vizinhança

 

Laudo de Pericial de Engenharia

Com vistas ao atendimento a situações jurídicas para produção de prova técnica pericial, vistorias e assistência técnica .

Também elaborado em situações de sinistros e acidentes como por exemplo incêndios etc.

Fale conosco

  • Rua Piauí, 183 - Sta Maria Goretti
  • Porto Alegre, RS
  • (51) 3373-9956

Fale com nossos engenheiros

Se você chegou até aqui e precisa de consultoria em algumas destas áreas ou ainda tem dúvidas, fale conosco e teremos prazer em te ajudar.

Enviar mensagem

Sustentabilidade

Nossos projetos são pensados para serem sustentáveis. Tanto a nível de meio ambiente quanto a nível de investimentos, afinal o seu bolso também é sensível.

Fale com a gente e veja a melhor solução para sua obra.

Onde estamos?

Endereço
R. Piauí, 183 - Santa Maria Goretti
CEP 91030-320 - Porto Alegre - RS
Telefone
51 3373.9956