Um resumo que você precisa saber

O laudo é um relatório técnico escrito e fundamentado em normas técnicas e literaturas da área, emitido por um especialista, relatando resultados de exames e/ou vistorias, assim como eventuais avaliações com ele relacionadas.

Inspeção de Chaminé de Churrasqueiras/Lareiras

Quando solicitar a inspeção interna na chaminé? Ela mostra todos as anomalias existentes no interior do tubo? Tentaremos esclarecer estas dúvidas aqui. 

Em se tratando de edifícios multipavimentares, as vezes existem problemas nas chaminé que parecem inexplicáveis. Situações onde no simples ato de “fazer o fogo”, seja churrasqueira ou lareira, a fumaça retorna no apartamento do usuário. Há outras situações onde o vizinho de cima ou de baixo “faz fogo” e o problema da fumaça vai para outros que aparentemente não tem comunicação com a chaminé. Existem ocorrências já registradas em que o vizinho do segundo pavimento faz fogo e a fumaça retorna no sétimo ou oitavo andar. São diversos tipos de coisas que podem acontecer. Há situações em que a fumaça sai até pela tomada elétrica. Fumaça saindo no banheiro, entre outros problemas.

Chaminés em alvenaria construída “in loco” são grandes vilões neste tipo de patologia, mas outros tipos de chaminé podem apresentar problemas indênticos. 

O que pode ser feito diante de uma situação dessas? O primeiro passo é investigar. Este processo pode ser demorado e ocorrer em várias etapas. Um tipo de investigação pouco conhecido e possível é a inspeção interna da chaminé com auxilio de sonda e posterior análise técnica. Há histórico muitos casos solucionados. Situações que vão desde obstruções parciais, obstrução total da chaminé, há também casos de avarias internas, descontinuidade e/ou desconexão de tubulação, seção imprópria entre outros fatores.

A inspeção com auxilio de sonda pode-se detectar também fissuras e rachaduras que de outra forma seria indetectável.

Anomalias mais comuns detectáveis em vistoria da chaminé:

Fissuras, trincas e rachaduras. 

Descontinuidade de tubulação. 

Obstruções internas na chaminé. 

Avarias causadas pelo mau uso ou má instalação. 

Seções mal dimensionadas. 

Ângulos impróprios.

Terminais sem conformidade.

Após a inspeção pode ser fornecido Laudo de Inspeção e também pode ser gerado parecer com dimensionamento, sugestão de ajustes de equipamento e detalhamento construtivo para correção da anomalia detectada.


Laudos de Desempenho das Edificações de acordo com NBR 15.575

São laudos de engenharia elaborados com intenção a atender o estabelecido pela norma NBR 15575 – Edificações Habitacionais – Desempenho. Publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Esta norma estabeleceu parâmetros para desempenho acústico, desempenho térmico, durabilidade, garantia e vida útil, e determina um nível mínimo obrigatório para cada um deles.

Laudo de Estabilidade Estrutural

Este laudo tem o objetivo de verificar as condições de estabilidade de marquises, muros e outras estruturas. Traz segurança para o usuário e pode evitar desastres como desabamento de partes ou de toda a estrutura.

Em se tratando de marquises, Porto Alegre, local onde situa-se a Pilaris Engenharia, através do Decreto 9.425/89, estabelece que o laudo de estabilidade estrutural de marquise deve ser apresentado na SMURB no prazo máximo de 60 dias, contados a partir do terceiro ano de construção da marquise e renovado a cada período de três anos.

Laudo de Desempenho Térmico

Elaborado principalmente com intenção de atender os requisitos da NBR 15.575. Esse laudo pode ser elaborado em 3 formas:

  • Laudo de Desempenho Térmico através do procedimento simplificado.
  • Laudo de Desempenho Térmico com simulação computacional e medição in loco
  • Laudo de Desempenho Térmico através de medição in loco

As principais variáveis consideradas neste laudo de desempenho são a transmitância térmica dos elementos construtivos, atraso térmico, refletância à radiação solar, emissividade das superfícies entre outros itens.

Laudo de Desempenho Lumínico

A norma de desempenho define que durante o dia, as dependências da edificação devem receber iluminação natural conveniente, oriunda diretamente do exterior ou indiretamente. Para o período noturno, o sistema de iluminação artificial deve proporcionar condições internas satisfatórias para ocupação dos recintos e circulação nos ambientes com conforto e segurança.

A elaboração deste laudo visa atender aos requisitos definidos pela norma, NBR 15.575 (Edificações habitacionais — Desempenho). É realizado estudo luminotécnico com auxilio se softwares específicos atendendo também as solicitações da Caixa. Quando necessário, o projeto luminotécnico é elaborado em conformidade com o “Regulamento Técnico da Qualidade para Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos” (RTQ-C) do INMETRO.

A Pilaris também oferece projeto luminótecnico para ambientes residenciais, comerciais ou industriais, melhorando assim a eficiência energética, valorizando a saúde e, também oferecendo a cada ambiente a iluminação correta. A iluminação que foi previamente projetada com estudo luminotécnico influencia no aumento da produtividade dos trabalhadores da indústria, escritórios e comércio. Melhora a qualidade de produção, a visualização da vitrine de loja e até mesmo a saúde visual das pessoas presentes no ambiente.

Laudo de Vistoria Cautelar de Vizinhança

Esse Laudo tem por objetivo constatar e perpetuar a memória de anomalias, estado de conservação e demais características dos imóveis vistoriados. É produzido antes das etapas de movimentação de terra e de fundações nas mediações. A Vistoria Cautelar de Vizinhança recai sobre as construções e benfeitorias situadas nas áreas sob influência de obra civil.