A cada dia vemos mais obras utilizando concreto pré-moldado. Além de pontes e viadutos, que hoje quase sempre são construídas fazendo o uso de peças pré-fabricadas, até edifícios garagens, pavilhões industriais e residências.

Edificio-garagem_SP-Expo

Existe muitas razões para esta migração que tem acontecido a cada dia em vários locais do mundo, inclusive os países mais desenvolvidos como Estados Unidos e Alemanha por exemplo. Algumas razões que rapidamente podemos citar são a rapidez na obra, menor desperdício de material, desobrigação com acabamentos posteriores em muitos casos etc.

Dado estas explicações considere os desafios de projeto na tabela abaixo e solução apresentada no processo de industrialização.

Considere os requisitos e desafios de projeto e sua soluções usando estruturas de concreto pré-moldado na concepção de um edifício garagem.

Problemas e soluções

  • Projetar espaços interiores abertos para maximizar o layout de estacionamento e tornar o local seguro e manobrável. Solução: Lajes alveolares e tees duplos podem cobrir longas distâncias, eliminar colunas e fornecer vistas desobstruídas através do pavimento. Os tipos estruturais exclusivos podem abrir interiores e fluxo de tráfego suave.
  • Agilizar a obra para que o investidor tenha retorno o mais rápido possível. Solução: A fundição das peças podem começar assim que os desenhos do escritório de projetos são concluídos, garantindo que a montagem comece assim que o local, da obra é preparado.
  • Maximizar espaços verdes e uso da área. Solução: Os projetistas que usam a tecnologia de pré-moldados podem ajudar a garantir o layout mais econômico e funcional para maximizar o acesso, número de pisos, fluxo da rampa e outros fatores para melhorar o uso da área ocupada.
  • Garantir alta durabilidade da construção. Solução: O concreto pré-fabricado, geralmente com baixa relação água-cimento, alto controle tecnológico e produzidos em ambientes controlados na fábrica, dificultam a penetração de cloretos por produtos químicos e em zonas de ambientes agressivos tornando a construção mais durável em qualquer ambiente.
  • Propiciar drenagem adequada. Solução: Pode-se projetar junto com a estrutura, calhas e canais de drenagem com fins específicos e que podem se tornar discretos na construção atendendo às necessidades de cada projeto.
  • Ter baixa manutenção pós obra e a longo prazo. Solução: A manutenção é minimizada por inspeções anuais nas juntas principais e reprogramação desta rotina a longo prazo.
  • Minimizar as preocupações de trânsito e segurança no local e nas proximidades da obra. Solução: Componentes de concreto pré-moldado podem ser levados ao local conforme necessidade de instalação do dia. E, áreas de preparação podem ser organizadas nas proximidades. A fabricação de componentes fora do local garante menor tráfego no local e menor interferência no trânsito nas proximidades durante a construção. Interferindo inclusive em menor custo com segurança do trabalho.
  • Atender as normas relacionada a sismos da região da obra. Solução: Os sistemas de concreto pré-moldado, usando a correta tecnologia de conexão de peças, permitem que esta modalidade construção seja utilizada em quase qualquer região, inclusive zonas de influência a abalos sísmicos.
  • Reduzir o contraste na aparência com as construções do entorno, seja bairro residencial ou comercial, contemporâneo ou histórico. Solução: Hoje já existem painéis arquitetônicos em concreto pré-moldado que usam cores, texturas, acabamentos, revestimentos de formas ou inserções de tijolo para combinar com qualquer estilo de design necessário e quebrar a massa da fachada da estrutura.
  • Garantir alta resistência a fogo. Solução: A composição não combustível do concreto minimiza a propagação do fogo além de possuir boa resistência. Enquanto técnicas de projeto de compartimentação fornecem tempo para detecção, evacuação e supressão.

“As vantagens em se erguer edifícios-garagem usando a construção industrializada de concreto estão na eficiência estrutural, flexibilidade arquitetônica, versatilidade, uso racional dos materiais, conformidade com as normas técnicas, resistência ao fogo, baixo custo de manutenção e velocidade de construção. Além disso, essas estruturas geram menor impacto ambiental. O fato de vencerem grandes vãos é outra vantagem, pois utilizando menos pilares a visibilidade interna dentro dos estacionamentos melhora.” (Eng. Iria Doniak em entrevista ao portal Itaimbé).

Biografia:

PCI – Designing with Precast and Prestressed Concrete. www.pci.org

https://www.cimentoitambe.com.br/edificios-garagem-pre-fabricados/. Acessado em Setembro de 2019</i

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *